Apostar em eSports em Portugal - É Legal?
O planeta eSports não para de crescer e já chegou ao universo das casas de apostas. Apostar em eSports é cada vez mais comum e o mercado deste género de apostas está em franca expansão.
Mas será que apostar em eSports é legal em Portugal?
É verdade que o país se tem posicionado como um destino amigável para as competições e praticantes de desportos virtuais, recebendo o famoso BLAST Pro Series, competição de Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), na Altice Arena. Contudo, Portugal é conhecido por ter uma legislação rígida que demora a adaptar-se a novas realidades.
Neste artigo, explicamos-te como funciona a legislação das apostas em eSports em Portugal e damos-te a conhecer as últimas novidades sobre a regulação portuguesa.
Regulação das Apostas em eSports
Atualmente a legislação portuguesa não permite que se façam apostas em eSports.
Apesar da insistência dos operadores junto do SRIJ, o órgão que regula as apostas em Portugal ainda não deu luz verde para que se possa apostar em eSports de forma legal.
Embora alegue compreender os pedidos dos operadores, o SRIJ considera que o momento não é oportuno para alterações à legislação.
Isto quer dizer que, para já, não é possível apostar em eSports em casas de apostas legais como:
Mercados de Apostas em eSports
Há uma variedade considerável de mercados de apostas em eSports, mas resolvemos abordar apenas os 4 principais nesta secção do artigo:
- Moneyline
- Totais
- Handicap
- Proposition Bet
Moneyline
O Moneyline é um boa porta de entrada para o mundo das apostas em eSports por se tratar do mercado mais simples de compreender.
O mercado Moneyline aceita apostas no vencedor de um encontro de eSports, funcionando da mesma forma que um mercado de apostas simples em eventos desportivos.
Podes apostar num único jogador ou numa equipa e as odds comportam-se tal como as odds de apostas desportivas.
Totais
Se estivéssemos a discutir as apostas em jogos de futebol, este seria o mercado de total de golos..
Como não estamos, referimo-nos a apostas no número total de vezes em que ocorre um determinado acontecimento numa competição de eSports.
Dependendo do torneio, o mercado de totais pode centrar-se no número total de mortes, no número de rondas de uma partida, entre outros.
Handicap
O Handicap é mais um mercado que migrou das apostas desportivas para as apostas em eventos virtuais.
Consiste numa vantagem ou numa desvantagem fictícia atribuída a uma das equipas para alterar de forma artificial as odds de uma aposta.
Esta vantagem/desvantagem pode consistir no número de mapas que uma equipa precisa de conquistar para vencer o jogo, no número de mortes, no número de rondas, etc…
Lê o nosso artigo para aprenderes mais sobre como funciona o handicap nas apostas desportivas.
Proposition Bet
As Proposition Bets, conhecidas como Prop Bets, são apostas em determinados aspetos de um jogo que podem não estar relacionados com o desfecho final da partida.
Nas apostas desportivas isso pode consistir no número de cantos num jogo de futebol ou no número de ressaltos numa partida de basquetebol.
Existe uma grande variedade de Prop Bets nos eSports. Por exemplo, num jogo de League of Legends, as Prop Bets permitem que se aposte na primeira equipa a matar um dragão, na primeira equipa a destruir uma torre, entre outros.
Por causa da complexidade, recomenda-se que as Proposition Bets sejam feitas por apostadores experientes.
Origens dos eSports
Os eSports são competições de desportos ou jogos virtuais, ou seja, competições de jogos de consolas, como a PlayStation 5, ou computador.
Tiveram origem na Universidade de Stanford, nos EUA, na década de 70, quando foram organizadas as Olimpíadas Intergalácticas de Spacewar, um jogo de computador. A competição foi disputada entre estudantes universitários e o prémio consistiu numa assinatura de um ano da revista Rolling Stone.
Anos mais tarde decorreria o Space Invaders Championship, organizado pela Atari, e que contou com 10 mil participantes.
A proliferação da Internet nos anos 2000 permitiu que as competições de eSports se multiplicassem, dando lugar à primeira competição internacional: a G7, organizada pelas equipas 4 Kings, MIBR, Mousesports, NiP, SK Gaming e Team 3D.
Hoje em dia, os eSports contam com milhares de atletas profissionais que competem por prémios milionários. Em 2019 foi atribuído o maior prémio de sempre na famosa competição TI (The International) do jogo Dota 2 no valor de 34 milhões de dólares, cerca de 28 milhões de euros.
Por outro lado, um atleta ganhou 15 milhões de dólares, cerca de 12,5 milhões de euros, nas World Cup Finals de Fortnite, o que consistiu no prémio de eSports individual mais avultado de sempre.
Eis alguns dos principais eSports em que podes apostar:
CS:GO (Counter Strike: Global Offensive)
É um dos videojogos mais conhecidos do mundo, pertencendo à categoria de jogos de First-Person Shooter (FPS). Os FPS são um tipo de eSports que envolvem armas e em que cada jogador experiencia a ação através dos “olhos” da personagem que controla.
O jogo CS:GO foi desenvolvido pela Valve Corporation e pela Hidden Path Entertainment como uma sequela para o jogo Counter Strike: Source. Foi lançado em 2012, tornando-se um sucesso imediato.
Apostar em competições de Counter Strike: Global Offensive é provavelmente uma das formas de fazer apostas em eSports mais comuns do mundo.
LoL (League of Legends)
Outro jogo muito popular, o League of Legends foi lançado pela Riot Games em 2009 para o Microsoft Windows e Mac.
Enquadra-se nos jogos Multiplayer Online Battle Arena (MOBA), em que duas equipas competem numa arena pré-definida e em que cada jogador controla uma personagem com um conjunto de habilidades que melhoram com o desenrolar do jogo.
Em LoL, cada equipa é composta por 5 jogadores.
As apostas em competições de LoL abrangem mercados específicos como:
- First Baron/Dragon
- Aces
- Penta Kills
Dota 2
Dota 2 é outro jogo do género Multiplayer Online Battle Arena (MOBA) e também é jogado por equipas de 5 contra 5.
Para derrotar a equipa adversária é necessário destruir a estrutura Ancient, localizada em território inimigo.
À semelhança do que acontece com LoL, as apostas em Dota 2 também abrangem mercados exclusivos como:
- First Roshan
- Ultra Kills
- Rampages
O videojogo é o resultado de uma parceria entre a Valve Corporation e o modder IceFrog.
FIFA
O FIFA é talvez o videojogo mais conhecido do mundo. O famoso jogo de futebol da Electronic Arts foi lançado em 1993, ganhando proeminência no mercado por ser o único videojogo de futebol com um patrocínio oficial da FIFA.
Desde então já conquistou milhões de fãs em todo o mundo.
As apostas em jogos de FIFA inserem-se na categoria de apostas em desportos virtuais. As apostas neste tipo de eSports são muito semelhantes às apostas desportivas, incluindo os mercados em que é possível apostar.
Outro videojogo de futebol muito popular é o PES (Pro Evolution Soccer) da japonesa Konami.
Hearthstone
Inicialmente apelidado de Hearthstone: Heroes of Warcraft, o jogo pertence à categoria de eSports de cardgames. Trata-se de um videojogo de estratégia da Blizzard Entertainment entre dois oponentes.
Cada jogador possui um deck com 30 cartas e um herói com determinados poderes. O objetivo do jogo consiste em destruir o herói do adversário.
Apesar de ter sido desenvolvido como um jogo experimental, ultrapassou os 100 milhões de jogadores em 2018 e é um sucesso de eSports.
As competições são organizadas pela própria Blizzard e envolvem prémios monetários avultados.
Operadores em Portugal com eSports no Estrangeiro
Embora apostar em eSports em Portugal seja, para já, ilegal, acreditamos que a legislação irá acabar por se adaptar às novas tendências, atribuindo licenças às casas que queiram explorar este mercado.
Neste momento, casas como a Paripesa Portugal oferecem esports, mas não podes jogar nelas enquanto residente em Portugal. Para além disso, esta casa em particular tem má reputação.
Por essa razão, apresentamos em seguida uma lista das casas de apostas que operam em Portugal e que, no nosso entender, têm maiores probabilidades de trazerem as apostas em eSports para cá, dado que já têm projetos de apostas em eSports.
eSports – Conceitos-Chave
As competições virtuais têm uma terminologia muito específica que pode ser difícil de compreender por quem não tem muita experiência com os eSports.
Se esse é o teu caso, não te preocupes porque explicamos-te tudo o que precisas de saber. Continua a ler para te familiarizares com a terminologia própria dos eSports.
👉 Nota: Muitos conceitos-chave têm origem no inglês por causa do uso da língua na comunidade de eSports. Como existem jogadores de várias nacionalidades, a língua inglesa é o principal veículo de comunicação e o seu uso é fortemente incentivado. Além disso, permite que se seja mais preciso em determinadas situações do que com o português.
👉 Exemplo: em inglês, é clara a diferença entre uma “death” (a morte do próprio) e uma “kill” (a morte de outro às mãos do próprio).
Kill
Este é um conceito fácil de entender porque a palavra, embora inglesa, tem um significado amplamente conhecido.
Kill pode traduzir-se por “matar” em português e o seu uso no contexto eSports refere-se a uma morte. Aliás, é muito comum encontrar expressões como “a equipa XYZ tem uma kill”.
First Blood
First Blood, à semelhança de vocábulos do eSports, é um termo inglês que se pode traduzir por “Primeiro Sangue”.
O termo é usado para designar o primeiro dano infligido, o que pode consistir na primeira morte, no primeiro sangue derramado durante um combate ou noutro tipo de dano.
O First Blood também é um tipo de mercado de apostas de eSports.
Mapas
Um mapa designa um território, um espaço geográfico virtual, onde a competição eSports é jogada.
Tem em atenção o facto de a mesma competição poder ser jogada em vários mapas.
Comentários de usuários
Boas, ja se sabe alguma coisa acerca das apostas em esports? obrigado pela atenção!
Ainda não há novidades, João.
Num futuro próximo, parece improvável que venham a ser legais.